DICAS

Você sabe como escolher frutas no supermercado? Trazemos o horti-fruti de duas a três vezes por semana para melhor atender nossos clientes, oferecendo os melhores produtos. Porém, a escolha das frutas e verduras na hora de levar para casa é sempre uma tarefa complicada.

Existem algumas informações capazes de te ajudar a identificar as melhor opções e fazer a melhor escolha. Para te dar uma mãozinha na hora das compras, nós preparamos uma listinha com as frutas mais comuns e explicamos o que você deve levar em conta na hora da feira:

A primeira dica é: procure não apertar a frutas, para que fiquem em bom estado por mais tempo e outras pessoas possam aproveitar da melhor forma todas as opções oferecidas.

Tomates vermelhos e macios

os tomates para molhos devem ser mais maduros, então prefira os que forem de um vermelho mais escuro. Já os para saladas devem ser os vermelhos mais clarinhos, ser firmes, lisos e brilhantes.

Observe as escamas do abacaxi

O importante é verificar a casca: Quanto mais aberto tiver a malha (casca) do abacaxi, quanto mais lisa, mais maduro ele está. Se esta malha estiver fechada ele está menos doce. Quanto mais úmida estiver a base do abacaxi mais fresco ele vai estar.

Escolha a Maçã pelo peso e pela aparência

As mais pesadas têm mais chances de estarem suculentas. As maçãs de forma mais arredondada tendem a ser mais saborosas do que as variedades que são mais longas na vertical. As maçãs do tipo “argentina”, de coloração vermelha forte e escura tendem a serem mais “arenosas” do que crocantes.

Cebola boa é lisa e firme

Verifique também se a cebola está seca e sem pontos molhados ou úmidos, o que indicaria que está passando do ponto. Macias e que têm cheiro forte antes mesmo de você tirar a casca é sinal de velhice.

No caso das Cenouras: as pequenas são as melhores

Isso porque as grandes podem estar com a parte do meio dura e ruim. Além disso, a textura deve estar lisa, sem machucados. Se seu objetivo é cozinhá-las, prefira as de tamanho médio, uma vez que as mais grossas e grandes podem ser mais difíceis de cozinhar.

Se a folha da Berinjela estiver bem verde e firme, pode levar!

Opte por berinjelas com casca fina, lisa, escura e brilhante e de tamanho médio.

Bananas sem muitas manchas duram mais

Escolha bananas com bom aspecto e aroma característico. Prefira as de casca amarela com pequenas manchas marrons e de aspecto firme. As mais gordinhas possuem mais sabor e nutrientes.

A casca do abacate deve estar casca brilhante e sem rugas

Casca verde-clara e sem manchas – Esses são os melhores! Mas, algumas vezes, podem haver pintas marrom-clara na casca sem que afete a polpa. Fique atenta para identificar quando é superficial.

Folhas bem verdes e talos firmes para o agrião e rúcula

Na hora de comprar as hortaliças como agrião, rúcula e espinafre, por exemplo, leve em conta a firmeza dos talos e o verde das folhas para um alimento fresco e saudável.