DICAS

Nesta época, a oferta de comidas saborosas é tanta que fica difícil resistir a essa infinidade de delícias. Por isso, é importante tentar manter a rotina, dando sequência aos exercícios físicos, preferindo alimentos saudáveis e não exagerando nas porções.

Para passar o fim de ano se sentindo mais leve, e sem culpa, siga nossas dicas:

1. COMA SOMENTE ATÉ FICAR SATISFEITO

Após ingerir uma quantidade ideal de alimentos, o corpo dá um sinal de saciedade. Em época de festas, acabamos exagerando nas porções, por isso a dica é: pense se você realmente precisa repetir aquele alimento, se ainda está com fome antes da próxima garfada. Coma por fome e não deixe a gula dominar!

2. OBSERVE ANTES DE SERVIR

Ao servir seu prato da ceia, olhe tudo que há na mesa, e sirva somente o que mais gosta. Também é uma boa maneirar nas porções, já que ainda tem sobremesas e bebidas calóricas.

3. COMECE PELAS SALADAS

Tente começar a comer por alimentos mais leves como saladas e frutas, controlando as quantidades dos alimentos mais pesados.

4. CONTROLE SUA SEDE

Prefira espumantes à cerveja. Eles são mais leves, menos calóricos e ideias para grandes comemorações. Os refrigerantes podem ser intercalados com águas aromatizadas, drinks ou sucos criativos.

5. MANTENHA-SE ATIVO

Não deixe de se movimentar em tempos de festas de fim de ano. Fazer caminhadas ou seguir com as atividades físicas normalmente ajudam a manter a forma.

6. FAÇA PEQUENOS LANCHES

Coma algo leve no meio da tarde e um pouco antes da grande noite, como frutas, iogurte ou castanhas, assim a fome não será voraz na hora de encher o prato, o que torna possível fazer escolhas mais acertadas.

7. APROVEITE

Essa época do ano é só alegria, portanto, permita-se! Permita-se aquela tão esperada fatia de panetone, permita-se abraçar quem estava longe, permita-se presentear e viver intensamente. Mas, lembre-se: manter o equilíbrio nessas horas é essencial para garantir o verão sem peso na cosciência.