DICAS

Existem muitas tradições e simbologias que permeiam o Reiveillon. A chegada de um novo ano é um tempo de renovação das esperanças, de novos planos, de sonhos, pensamentos positivos e a certeza de dias melhores.

Para entrar no novo ano com o pé direito, muitos recorrem a pequenas simpatias e superstições para trazer boa sorte. E as comidas escolhidas para a virada têm, em sua maioria, uma missão especial. Conheça as mais tradicionais pelo mundo e se inspire:

LENTILHAS
A lentilha é sinal de boa sorte e sua semelhança com moedas simboliza fartura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. Dizem que 1 colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura. Ter a nota de dólar da sorte e colocá-lo embaixo do prato de lentilha no Ano Novo também promete recompensas.

LOURO
Espalhar folhas de louro pela mesa é um costume antigo vindo da tradição greco-romana por simbolizar sucesso e vitória. Guardar folhas de louro na carteira é garantia de sucesso e reconhecimento. O Louro, proveniente do Mediterrâneo, era símbolo de vitória para atletas e heróis nacionais durante a Roma Antiga. Este hábito perdura até hoje, quando levamos as folhas de louro na carteira, como símbolo de boa sorte!

ARROZ

O arroz é um alimento praticamente mundial. Sua cor representa a divindade. O consumo desse alimento ainda simboliza riqueza, abundância e fertilidade.

UVAS

Na Espanha, as pessoas têm costume de comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada batida do relógio. O objetivo é comê-las antes do início do novo ano. Alguns acreditam que a doçura de cada uva prevê como cada mês será. Por exemplo, se a terceira uva é amarga, março pode ser um mês difícil. A tradição começou em 1909, quando houve uma grande produção da fruta no país.

FIGO

 

Atrai saúde, paz e harmonia. Existem registros de que a fruta era enaltecida por gregos e romanos, que atribuíam ao deus Dionísio ou Baco a introdução do figo e da uva “para a alegria e riqueza da humanidade”. Também no Antigo e no Novo Testamento existem várias passagens alusivas à figueira, considerada um símbolo de paz e de harmonia.

 

CARNE DE PORCO

O porco está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade. Muitas culturas dizem para colocar o porco no centro da festas porque eles simbolizam o progresso e abundância.

MELANCIA

Atrai prosperidade, devido a sua grande quantidade de água e sementes, e a capacidade de muitos frutos, acredita-se que a melancia é símbolo de vida, fartura  e renovação.

ROMÃ

A romã é símbolo de fartura e fertilidade, é uma planta mágica cultuada em antigas tradições do oriente por ter poderes de atrair riquezas para quem a cultiva.

TRIGO (RAMOS)

O trigo simboliza a fartura, a abundância e o desabrochar de todas as possibilidades, devendo estar presente na mesa de ano novo e durante todo o ano. Para comer, tenha um tipo de pão com trigo na mesa de ano novo, divida o pão com as mãos e ofereça a cada convidado, desejando que nunca falte o alimento para todos, com fartura e abundância.

CHAMPANHE, ESPUMANTES, VINHOS FRISANTES

É a bebida da celebração da vida, da alegria e por isso atrai felicidade. Existe o costume de tomar 3 goles de champanhe e para cada um fazer um pedido.

 

Fonte: Colher de pau e Terra Culinária