DICAS

O verão pede alimentos leves, o que nos permite cuidar do corpo de forma adequada. Beber muita água, praticar atividades físicas ao ar livre e apostar nas saladas e frutas são dicas para quem quer manter a forma e ficar saudável nesse verão.

Aproveite a estação para livrar o corpo das toxinas e acelerar o metabolismo. É recomendado o consumo de cinco variedades de frutas e vegetais diariamente. Faça suas escolhas de acordo com o que mais gosta, prepare saladas de frutas, saladas, refogados e sucos.

Siga nossas dicas:

1. Fibra: As fibras promovem a digestão e também ajudam a reduzir o colesterol, estabilizam os níveis de glicose no sangue, agem no combate à diabetes e ainda elevam a satisfação, fazendo com que você coma menos e, assim, perca peso.

2. Vitaminas e minerais: As frutas e os vegetais possuem muitas vitaminas e minerais e são pouco calóricas. Ideais para os dias quentes, porque causam frescor.

3. Legumes de raiz, como cenoura, batata, beterraba, batata doce, inhame e nabo, que são os carboidratos bons para o organismo.

4. Laranja: A laranja é uma ótima fruta para se consumir no verão, pois ela é aquosa, mata a sede e possui um alto nível de beta-caroteno e outros antioxidantes. Além disso, o alimento está associado a uma diminuição nos riscos de câncer e doença cardíaca.

5. Sulfetos Alílicos: Alho, alho-poró, cebola e cebolinha podem ser consumidos em saladas e refogados. O alho é ideal para tratar e prevenir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue.

6. Vegetais crucíferos: Couve-flor, repolho, rabanete, nabo e brócolis, possuem vitamina C, magnésio, potássio, vitamina K e são fontes de fibras. Além disso, são repletos de carotenoides, compostos com propriedades anticancerígenas e ajudam a abaixar o colesterol LDL do sangue.

7. Abóbora e abobrinha são fontes de potássio, vitaminas do complexo B, vitamina C, ácido fólico, fibras, carboidratos e caretenóides.

8. Pimentas contêm vitamina C, sais minerais, fibras e capsaicina, uma substância benéfica contra o colesterol ruim.

9. Verduras: Alface, acelga, espinafre, couve, agrião e rúcula possuem betacaroteno, fibras, cálcio, ferro, vitamina C, vitamina K. As folhas mais escuras são as que mais concentram nutrientes. Também contam com a presença do ácido fólico, que minimiza o risco de doença cardíaca. O espinafre é abundante em luteína, uma substância essencial para a boa função dos olhos.

10 . Tomates e derivados (molho, extrato e polpa de tomate, conserva de tomate) possuem licopeno, substância que reduz o risco de câncer de pulmão, próstata, estômago, cólon e mama.

11. Grãos e sementes são fonte de fibras e vitaminas, podem ser usados como lanche e como ingredientes para deixar refeições iogurte, a fruta, o sanduíche ou a salada mais gostosas.

12. Água de coco: bebida saborosa e nutritiva que ajuda a combater a desidratação.

Fonte: Saudicas e PaiseFilhos