DICAS

Os alimentos ricos em vitamina C ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres que em excesso favorecem a instalação de doenças.

A vitamina C deve ser consumida regularmente por ser um ótimo cicatrizante e facilitar a absorção do ferro, sendo particularmente indicada no tratamento contra anemia. Além disso, serve para facilitar a cicatrização da pele e melhorar a circulação sanguínea, sendo ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

A dose diária recomendada de vitamina C é de 65 mg para adultos.

Veja os alimentos que são ricos em vitamina C:


Goiaba
A goiaba também é muito rica em vitamina C. Uma fruta (aproximadamente 55g) contém 125 mg da vitamina, em 100g temos 228 mg de vitamina C.

Mamão
O mamão também entre na lista das frutas ricas em vitamina C. Uma porção de 270g (uma unidade média) fornece 165 mg de vitamina C, o mesmo que 61 mg em 100g.

Pimentão
Uma porção de 92 g de pimentão, fornece 117 mg de vitamina C. O mesmo que 127 mg em 100g de alimento.

Morango
Uma porção de 150 g fornece cerca de 86 mg da vitamina. O mesmo que 58 mg em 100g da fruta.

Abacaxi
Antes da clássica laranja, ainda temos o abacaxi como fonte importante de vitamina C. Uma porção de aproximadamente 165g de abacaxi, nos dá cerca de 78 mg de vitamina C, o equivalente a 48 mg em 100g da fruta.

Laranja
O alimento mais consumido como fonte de vitamina C, contém sim uma quantidade significativa do nutriente, mas perde para outras opções mais ricas. Uma porção de 130g de laranja (uma unidade média) contém 70 mg de vitamina C, isso equivale a dizer que em 100 g da fruta encontramos 54 mg da vitamina.

Kiwi
Contém 64 mg de vitamina C em 70g da fruta. Ou seja, em 100 g encontramos 91 mg da vitamina.

Couve
130g da verdura contém 53 mg da vitamina, em 100g encontramos, portanto, 41mg.

Tomate
180g de tomate contém 25 mg de vitamina C. Em 100g encontramos cerca de 14 mg.

Limão
Em 100g de suco de limão, encontramos quase 40 mg de vitamina C.


Com uma variedade tão grande de fontes de vitamina C não podemos vacilar e deixar faltar esse nutriente tão importante para a nossa saúde.


FONTE

Tua saúde 
Mundo Boa Forma